Atendimento Psicológico e Bem-estar Emocional
Terapia Cognitivo Comportamental, Terapia de Aceitação e Compromisso e Terapia EMDR
Minha prática clínica é composta de 3 abordagens terapêuticas com as quais trabalho: a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT), Terapia EMDR e Mindfulness.
Terapia Cognitivo Comportamental (TCC)
A Terapia Cognitivo Comportamental (Cognitive Behavior Therapy) é uma psicoterapia estruturada e fundamentada em conhecimento psicológico empírico e científico. Esta abordagem terapêutica é baseada no modelo cognitivo: o principal pressuposto deste modelo diz que a maneira como os indivíduos percebem uma situação é mais determinante da sua reação do que a própria situação.
Segundo o modelo cognitivo, os pensamentos são mais determinantes em relação a forma como reagimos emocionalmente a uma situação do que a situação em si. A terapia cognitivo comportamental trabalha nossas crenças e padrões mentais disfuncionais com o objetivo de modificar o comportamento e os pensamentos automáticos, levando a uma melhoria no estado emocional e na qualidade de vida.
Esta abordagem terapêutica é considerada o padrão ouro em psicoterapia pela Organização Mundial da Saúde, principalmente para transtornos de ansiedade e depressão. Uma parte importante da Terapia Cognitivo Comportamental é ajudar os pacientes a descobrir o que mais desejam da sua vida e a avançar na direção dos seus propósitos.
São desenvolvidas habilidades para modificar o pensamento e o comportamento com o objetivo de alcançar melhorias duradouras no humor, no funcionamento cognitivo e na sensação geral de bem-estar. A Terapia Cognitivo Comportamental utiliza uma variedade de técnicas cognitivas e comportamentais, mas não é definida unicamente pelo uso destas estratégias.
Junto dela, utilizamos muitas modalidades psicoterapêuticas, incluindo Terapia Comportamental Dialética, Terapia de Aceitação e Compromisso, Terapia Gestalt, Terapia Focada em Compaixão, Mindfulness, Terapia Focada na Solução, Entrevista Motivacional, Psicologia Positiva, Psicoterapia Interpessoal e Psicodinâmica.
Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT)
A Terapia de Aceitação e Compromisso (Acceptance and Commitment Therapy) tem no seu próprio nome sua definição e seu principal propósito: aceite o que está fora do seu controle pessoal e comprometa-se com ações que melhorem e enriqueçam sua vida.
O objetivo da ACT é melhorar o potencial humano para uma vida rica, plena e significativa. A ACT (que é pronunciado como a palavra "agir" em inglês) tem como objetivos:
- Desenvolver habilidades psicológicas para lidar de forma eficaz com seus pensamentos e emoções aflitivos - de forma que tenham menos impacto e influência sobre a sua experiência. Flexibilidade psicológica é o termo que melhor define este tipo de habilidade trabalhada em ACT.
- Clarear e delinear o que realmente importa na sua experiência e o que é verdadeiramente significativo para você na sua vida - ou seja, seus valores pessoais, os propósitos que o movem na sua própria vida e nos seus objetivos - e assim aprender a utilizá-los como uma bússola, treinando a sua mente para utilizar desse conhecimento para guiá-lo, inspirá-lo e motivá-lo a mudar sua vida para melhor.
A ACT busca desenvolver flexibilidade psicológica e é uma forma de terapia comportamental que combina habilidades de mindfulness (atenção plena) com a prática de auto-aceitação.
Neste tipo de terapia se busca o comprometimento de enfrentar o problema de frente ao invés de buscar subterfúgios crônicos como forma de fuga para evitar lidar com as emoções conflitivas.
Esta também é uma forma de psicoterapia empírica baseada em evidências e muito indicada para transtornos de ansiedade e depressão, transtorno obsessivo-compulsivo, vícios e dependência química.
Terapia EMDR
O EMDR (Dessensibilização e Reprocessamento por Movimentos Oculares) é uma psicoterapia que permite às pessoas curarem-se dos sintomas e do sofrimento emocional resultantes de experiências de vida perturbadoras.
Estudos mostram que, com a terapia EMDR, é possível resultados que antes levariam anos de psicoterapia convencional para serem implementados, em particular em casos de transtorno de ansiedade, fobias e estresse pós-traumático.
É geralmente consenso que o sofrimento psíquico decorrente de traumas e situações emocionalmente mais severas necessita de muito tempo para ser curado. A terapia EMDR, por outro lado, mostra que a mente pode curar-se de um trauma psicológico da mesma forma que o corpo se recupera de um trauma físico.
Quando você corta a sua mão, seu corpo trabalha para fechar a ferida. Quando existe algo que impede essa ferida de cicatrizar, ela machuca e dói continuamente. Uma vez que a perturbação a este processo de cicatrização cesse e o que quer que estivesse impedindo a cicatrização seja removido, a cura acontece naturalmente.
A terapia EMDR demonstra que algo semelhante ocorre com os nossos processos mentais. O sistema de processamento de informações do cérebro tende naturalmente para a saúde mental. Se este sistema estiver bloqueado ou desequilibrado pelo impacto de um evento perturbador, o sofrimento emocional se agrava e pode causar um nível de sofrimento psíquico muito intenso.
Utilizando os protocolos e procedimentos da terapia EMDR, o terapeuta auxilia o paciente a ativar os seus processos naturais de reabilitação psíquica. Este tipo de abordagem terapêutica é muito indicada para transtornos de estresse pós-traumático, transtornos de ansiedade e depressão, fobias, traumas, abuso e memórias dolorosas.
Mindfulness
Embora a atenção plena tenha sido adotada apenas recentemente pela psicologia ocidental, é uma prática milenar encontrada em uma ampla gama de filosofias orientais, incluindo budismo, taoísmo e ioga.
A atenção plena envolve conscientizar-se da sua experiência do aqui e agora com abertura, curiosidade e flexibilidade. Jon Kabat-Zinn, uma autoridade mundial sobre o uso do treinamento da atenção plena no gerenciamento de problemas clínicos, define mindfulness da seguinte maneira: “Prestar atenção de uma forma específica: com propósito, no momento presente e sem julgamento”.
Mindfulness envolve estar desperto e conectado consigo mesmo, apreciando a plenitude de cada momento da vida. Kabat-Zinn chama isso de "a arte de viver de forma consciente". É uma maneira profunda de aumentar a resiliência psicológica e emocional e a satisfação com a vida.